Evitar ser mais do mesmo é o primeiro passo para um texto aparecer na busca do Google, impactar seu público e gerar bons resultados na divulgação de produtos e serviços.
Não sirva texto chafé.
Depois do texto pronto, apresentado e publicado, ninguém vai querer saber das condições ou do tempo que você teve para trabalhar nele. Não importa se o pedido foi “pra ontem”, se o briefing era fraco, e menos ainda o seu estado de espírito na ocasião.
Com tantas variáveis que envolvem o ofício da escrita, como garantir entregas sistemáticas com um bom (de preferência, ótimo) padrão de qualidade? Métodos, “truques” e modelos ajudam, mas são apenas paliativos. No entanto, alguns procedimentos básicos são verdadeiras ferramentas para a construção de textos objetivos e eficazes.
Preparo consistente,
conteúdo encorpado.
Informe-se sobre o tema em pauta.
Ao falar, isso já deveria ser praxe. Mas ao escrever, é essencial transmitir credibilidade. E isso jamais acontecerá se o seu público sentir que está sendo enrolado. Forme uma base de informações sobre os temas mais recorrentes de seus textos, estude, observe o que fazem e como se comunicam os principais players do mercado.
Absorva o tom de voz da marca.
Entender e transmitir o que “pensa” uma marca é como encarnar um personagem. É preciso adotar uma linha discursiva individual, característica, com traços de personalidade distintos, peculiaridades e até mesmo expressões próprias. Se esse tom não estiver detalhado no Manual da marca, deve ser construído no dia a dia, junto ao cliente.
Releia. Analise. Corte. Reescreva.
A folha ou tela em branco é como o bloco virgem de pedra para o escultor. A primeira parte do trabalho é mais braçal, com marretadas rápidas para delinear o todo. O passo seguinte é dar forma, com um martelo mais preciso. E, finalmente, os ajustes finos que fazem toda a diferença.
Saboreie a informação.
Finalmente, coloque-se no lugar do seu público, e procure simular como ele se sentiria. O texto foi útil de alguma maneira? Trouxe algum esclarecimento, dica, oportunidade, reflexão ou vantagem?
Nem toda conversa durante um café tem que ser sobre um tema transcendental, mas espera-se que seja no mínimo agradável. Que deixe uma boa impressão. Do contrário, você acabará falando apenas com a sua própria xícara.
Muito bom! 😃 Na pressão dos prazos, às vezes nos vemos "obrigados" a pular certas etapas... Melhor não ein! 😁🤓